Em nota divulgada em rede social, a Eletrobras Distribuição Rondônia explicou que as causas do apagão na tarde desta terça-feira ocorreu a partir de Pimenta Bueno, atingindo o restante de Rondônia até o Acre. As causas não foram detalhadas pela empresa. Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), diz que a interrupção começou às 15h48 e o restabelecimento das cargas teve início às 16h15 em Porto Velho e às 16h40 em Rio Branco. O ONS informou que está analisando as possíveis causas da ocorrência, “de forma que seja elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) na maior brevidade possível”.
A Eletrobras Distribuição Rondônia, informa a população rondoniense, que devido a atuação de proteção do sistema de transmissão de 230 kV, conhecido como Linhão, parte de Rondônia, a partir de Pimenta Bueno até o estado do Acre, teve o fornecimento de energia elétrica interrompido.Veja a nota da Eletrobras:
O sistema está sendo restabelecido gradativamente, e as causas serão apuradas pelo Operador Nacional do Sistema - ONS.
Veja a nota do ONS:
A partir das 15h48 iniciou-se uma série de desligamentos no sistema Acre-Rondônia, que resultaram na perda da interligação desse sistema com o Mato Grosso, das usinas de Santo Antônio, Jirau e Samuel, além do bipolo 2 do Madeira.
Houve a perda de 750 MW de carga nos dois estados, sendo 190 MW no Acre e 560 MW em Rondônia. O restabelecimento das cargas teve início às 16h15 em Porto Velho (RO) e às 16h40 em Rio Branco (AC). Às 17h já estavam restabelecidas cerca de 85% da carga desses estados. O ONS e os agentes estão analisando as possíveis causas da ocorrência, de forma que seja elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) na maior brevidade possível.