Aplicativo está disponível no site da Serpro apenas como demonstração de como será o documento virtual
O aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) já está liberado em uma versão demonstração para smartphones Android. Nele é possível visualizar a frente e o verso de uma carteira fictícia. Para baixá-lo, basta acessar o site do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
O documento digital será implantado de forma gradual até 1.º fevereiro de 2018, quando então todos os Detrans estaduais estarão aptos para fornecer o novo formato pela internet.
O app experimental oferece ainda algumas funções extras como exportar e compartilhar o arquivo da carteira por e-mail ou WhatsApp. O recurso é indicado para situações nas quais seja necessária a apresentação do documento autenticado.
Segundo o Ministério das Cidades, numa segunda fase o aplicativo fornecerá ainda a pontuação de infrações cometidas, aviso ao motorista quando a CNH se aproximar do vencimento e informações sobre campanhas de trânsito.
A versão final estará disponível a partir de 30 de setembro, mas, por enquanto, somente aos usuários de Goiás, que serão cadastrados num projeto-piloto.
Quando entrará em vigor?
Até 1.º de fevereiro todos os Detrans estaduais devem estar aptos a emitir o documento digital.
Como faço para obter a CNH-e?
A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica funcionará como um aplicativo de celular e poderá ser baixada nas lojas oficiais da Apple e do Google (sistema Android).
Com o app instalado, o próximo passo é escolher entre usar um certificado digital (pago), que permitirá realizar todo o processo pela internet, ou então procurar um posto do Detran da sua cidade para se cadastrar.
É necessário efetuar o cadastro no Portal de Serviços do Denatran. O mesmo será ativado por meio de um link enviado para o e-mail cadastrado pelo usuário. Posteriormente, o motorista deverá realizar o login no aparelho que deseja ter sua CNH digital.