top of page

TURBULÊNCIA: 25% dos brasileiros tiveram crédito negado em maio




A crise afeta a capacidade de compras dos brasileiros e 25% dos consumidores tiveram crédito negado no último mês de maio quando tentaram fazer uma compra a prazo ou contratar algum tipo de empréstimo ou financiamento, de acordo com Indicador de Uso do Crédito apurado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).


Os principais motivos para a negativa foram o “nome sujo”, ou seja, incluído em cadastros de inadimplentes (10%) ou a falta de comprovação de renda (4%).


O levantamento revelou que 46% dos brasileiros consideram ‘difícil ou muito difícil’ contratar empréstimos ou linhas de financiamento. Somente 13% dos consumidores avaliam o processo como fácil.


A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, alertou que a facilidade na obtenção de crédito nem sempre representa algo positivo para o cliente, que pode acabar se endividando ou adquirindo crédito com taxas de juros muito elevadas.


Os cartões de crédito (35%) e os cartões de loja e crediário (16%) foram as modalidades mais usadas em maio. O cheque especial foi usado por 7% dos consumidores, enquanto 5% recorreram a empréstimos e 4% buscaram financiamentos.

bottom of page