O deputado cassado e ex-presidente da Câmara e o operador financeiro estão presos desde o ano passado, em Curitiba e Brasília
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o empresário Marcelo Odebrecht prestarão depoimentos nesta terça-feira (4/7), a partir das 14h30, ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal no Distrito Federal. O petista será testemunha de defesa do deputado cassado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba.
Já o empresário deporá como testemunha de defesa do operador financeiro Lúcio Funaro, que está preso em Brasília.
De acordo com a Justiça Federal, os depoimentos serão por videoconferência: Lula estará em São Bernardo, São Paulo, e o empresário, em Curitiba, onde está preso como réu em processos da Operação Lava Jato.
Funaro está preso desde 1º de julho do ano passado, na Operação Sépsis, com base na delação de Fabio Cleto, ex-vice presidente de Fundos e Loteria da Caixa. O doleiro é apontado como operador financeiro de Cunha.
Um dos desdobramentos da Lava Jato, a Operação Sépsis investiga esquema de pagamento de propina para liberação de recursos do Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.