top of page

CAPA: Campanha contra a gripe vacinou mais de 80% do público-alvo em todo o País

Também foram imunizadas 1,8 milhões de pessoas fora do grupo prioritário, diz ministério




A campanha de vacinação contra a gripe vacinou 46 milhões de brasileiros foram vacinados em todo o País, segundo Balanço do Ministério da Saúde. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, além da população em geral. O público-alvo da campanha era de 54,2 milhões de pessoas. Deste total, 82,5% foram vacinados.


A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza terminou na última sexta-feira (9), após ser prorrogada em duas semanas. A vacina contra a gripe estava disponível na rede pública de saúde desde o dia 17 de abril. Neste ano, o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina para toda a população durante a última semana da campanha para evitar desperdício, já que havia um estoque disponível de 10 milhões de doses. A medida era válida enquanto durassem os estoques da vacina nos Estados.


No total, 1,8 milhão de pessoas que não faziam parte do público-alvo se vacinaram, o que significa 4% do total de doses aplicadas na campanha, afirma o ministério. A faixa etária que mais procurou a rede pública de saúde da população que não é alvo foi a de 30 a 39 anos, com 379,2 mil doses aplicadas (20,5%). Mesmo com a expansão do público para vacinação neste ano, a meta da campanha, que era de 90%, não foi atingida. Os Estados que ainda têm doses em estoque podem continuar vacinando a população.




Ainda de acordo com a pasta, apenas três Estados do País atingiram a meta da campanha deste ano de vacinar 90% do público-alvo: Amapá (98,1%); Pernambuco (91,8%) e Paraná (90%). Outros Estados estão próximos de atingir a meta, como Amazonas (89,8%), Goiás (88,2%), Maranhão (88,1%), Santa Catarina (88,1%) e Alagoas (87,9%). Entre as regiões do País, o Sul apresenta maior cobertura vacinal, com 87,3%, seguida pelas regiões Nordeste (84,2%), Centro-Oeste (83,1%); Norte (82,5%) e Sudeste (79,7%).


Apenas as puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45l dias) e os indígenas atingiram a meta de vacinação, com 91,6% e 90,4%, respectivamente. Outros públicos estão perto de atingir a meta, como os idosos (89,5%) e professores (86,3%). Os grupos que menos se vacinaram são as gestantes (69,5%), crianças (69,8%) e trabalhadores da saúde (81,9%). Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 9,4 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidades [quando a pessoa é portadora de uma doença que deu origem à outra. Exemplo: diabetes causada por obesidade], população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

bottom of page