Pedido para investigar presidente do Congresso foi apresentado ao STF pela Procuradoria Geral da República. G1 procurou assessoria do senador e aguardava resposta.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin autorizou a abertura de um novo inquérito para investigar o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), no âmbito da Operação Lava Jato.
A abertura desse inquérito não tem relação com as delações dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos da JBS.
A investigação foi autorizada a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). O caso tramitava em segredo de Justiça, mas o sigilo foi derrubado na última segunda (15) por Fachin.
Os documentos, porém, ainda não foram disponibilizados pelo STF, com isso, não há detalhes sobre o que motivou o pedido de investigação.
O G1 procurou a assessoria do senador e aguardava resposta até úlltima atualização desta reportagem. Em março, Eunício chegou a dizer que processo de investigação "não é sentença".
Este é o segundo inquérito para investigar o senador em andamento na Corte. Outro já havia sido aberto em abril, a partir das delações de ex-executivos da construtora Odebrecht.