Ar polar chega ao sul da Amazônia
Os estados de Rondônia e Acre sentiram a primeira friagem forte de 2017 no dia 27 de abril. A friagem é a queda da temperatura provocada pela passagem do ar polar.
,
Uma forte massa de ar polar chegou ao norte da Argentina e parte do ar frio avançou para o Acre, Rondônia e chegou ao sul do Amazonas provocando uma acentuada queda da temperatura durante a tarde da quinta-feira 27 de abril.
Às 16 horas, em Rio Branco, o aeroporto Presidente Médici marcava 19°C, mas a sensação térmica era de 18°C por causa do vento moderado. A temperatura em Epitaciolândia, no sul do Acre, era de apenas 17,8°C.
Em Vilhena, no sul de Rondônia, a temperatura às 19h (local) estava em torno dos 19°C. Houve uma queda de 5°C em 24 horas. Em Cacoal, a temperatura não passou dos 25°C por causa da chuva e da entrada do ar polar.
Em Boca do Acre, no sul do Amazonas, a temperatura no fim da tarde estava em torno dos 20°C, quase sete graus abaixo do valor observado no final da tarde da quarta-feira.
Possibilidade de recorde de frio
O ar polar atua com mais força sobre Rondônia, Acre e sobre o sul do Amazonas nesta sexta-feira . O ar esfria mais e a previsão é de queda da temperatura generalizada nestas áreas. Mesmo com o sol aparecendo um pouco, a temperatura fica amena também à tarde. A madrugada de 28 de abril pode ser a mais fria deste ano até agora nestas regiões . As capitais Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) devem registrar as menores temperaturas do ano até agora.
Menos chuva
A passagem do ar polar afasta as nuvens carregadas por alguns dias . O fim de semana será com sol e tempo seco no Acre . Rondônia e o sul do Amazonas também terão sol, mas algumas pancadas de chuva a partir da tarde. A madrugada do sábado ainda será um pouco fria, mas a tarde já será quente.
Tempestade em Cacoal (RO)
A grande frente fria que levou o ar polar para o sul da Amazônia provocou muita chuva em , no estado de Rondônia. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h do dia 26 e 9h do dia 27 de abril (hora de Brasília) choveu 109,4 mm em Cacoal. Foi o maior volume de chuva sobre o Brasil neste período de 24h .