O Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) , ex presidente Nacional do PMDB, que tem seu nome envolvido na operação Lava Jato no esquema de corrupção das usinas do Rio Madeira, e consta conforme os delatores Henrique Serrano do Prado Valadares, ex diretor da Odebrecht , em denuncia encaminhada pelo Ministério Publico federal, e aceita pelo Ministro Edson Fachin no STF (inquérito numero 4433 DF- no final) é identificado pela alcunha de Alemão.
Raupp é tio do ex vereador de Porto Velho ,e ex prefeito cassado por corrupção de Colniza/MT Assis Raupp, também citado na lista dos envolvidos no esquema de corrupção das usinas do Rio Madeira, que foi citado pelo delator Henrique Serrano do Prado Valadares, ex diretor da Odebrecht, , disse que Assis recebeu pagamento em uma conta de uma mulher que indicou (Veja documento no final) é identificado pela alcunha de São Francisco.
Vejam relatório do Ministro Fachin no inquérito 4433 sobre o envolvimento do Senador Raupp e como ele era conhecido.
“Segundo o Ministério Público, relatam os colaboradores o pagamento de vantagens indevidas em favor de funcionários de FURNAS, especialmente Márcio Porto (Diretor de Construção) e Mário Márcio Hogar (Diretor de Engenharia). Referidos repasses objetivavam conferir sustentação política aos agentes públicos, sendo que, nesse contexto, o Grupo Odebrecht e a Construtora Andrade Gutierrez teriam assumido o compromisso de pagamento limitado a R$ 20.000.000,00(vinte milhões de reais), conforme a necessidade. Tais irregularidades seriam associadas à execução das obras da Hidrelétrica de Santo Antônio,tendo os recursos, como destinatários, entre outros o Senador da República Valdir Raupp. Os pagamentos foram implementados por meio do Setor de Operações Estruturadas, sendo os beneficiários identificados no “Drousys” como “Flamenguista” (Mário Porto), “Tricolor” (Márcio) e “Alemão” (Valdir Raupp)”