top of page

BOMBA DO DIA: Cassol é alvo de inquérito que apura corrupção e lavagem de dinheiro

Delator disse que autorizou pagamentos que somam R$ 2 milhões. Cassol declarou que considera injusta e descabida a citação do nome dele.



O senador Ivo Cassol, do Partido Progressista de Rondônia, é alvo de inquérito que apura corrupção e lavagem de dinheiro.


Cassol governou o estado de 2003 a 2010. O ex-vice-presidente da Odebrecht, Henrique Valladares, disse que autorizou pagamentos que somam R$ 2 milhões. Ivo Cassol foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 2013, pelo crime de fraude em licitações. Ele aguarda o julgamento do recurso.


Segundo Valladares, os pagamentos foram um reconhecimento pela atuação de Cassol para destravar questões burocráticas em obras de usinas no Rio Madeira: “Eu ia direto na casa do Ivo Cassol, 2h da manhã. Aí, abria uma garrafa de uísque e ficava conversando durante um longo tempo. Ele sempre foi, ao longo de todo o período que eu tive convivência, um defensor e entusiasta do projeto. Então ele mesmo fazia uma propaganda muito grande do que estava acontecendo, da cidade, da revolução que estava acontecendo, do tratamento que a Odebrecht dava a seus funcionários, dos benefícios que trazia para a sociedade, ele era um garoto propaganda da Odebrecht".


O senador Ivo Cassol declarou que considera injusta e descabida a citação do nome dele. E que a acusação seria uma retaliação por ter sido contra a isenção de impostos dada aos consórcios que construíram as usinas de Jirau e Santo Antônio.

bottom of page