Com uma história de total sucesso nos idos de 1984, o Clube de Xadrez Rondônia, CXR, e o novo Instituto de Xadrez Rondônia, IXA, formam a parceria dos reis, para promover o jogo de xadrez no Estado. Fundado no dia 24 de março de 1984, por entusiastas do jogo ciência, em Porto Velho, o Clube de Xadrez Rondônia, CXR, foi durante muito tempo, o alicerce do xadrez rondoniense, celeiros de novos enxadristas, culminando assim, com um período, de um enorme desenvolvimento do xadrez em Rondônia, com grandes eventos, vindas de grandes mestres de xadrez e mestres internacionais, além de campeonatos e torneios de primeira linha.
O advogado em Rondônia, enxadrista, Dr. Carlos Alberto Troncoso Justo, assume a tarefa de dirigir a presidência do Clubede Xadrez Rondônia, CXR, nesse novo contexto do xadrez mundial, com o advento dos programas de computador de xadrez,clubes on line e uma vasta gama de recursos da tecnologia moderna.
Diante desse quadro, o presidente da entidade, junto com seus diretores e parceiros, prometem manter acesa a chamado xadrez e colocar projetos no sistema escolar para apreciação do prefeito e governador, visando atender a classe estudantil.
¨Seguramente afi rmo com todas as letras que o xadrez é umas das maiores ferramenta do pensar humano na formação do individuo, ressaltou, Dr. Carlos Troncoso. Outro partidário dessa ideia é o diretor do Instituto de xadrez da Amazônia, IXA, o advogado, filósofo e psicanalista, José Ricardo Costa, que aprofundou alguns estudos científicos baseados no raciocínio lógico, abstrato, psicológico, uma vez, que segundo Dr. José Ricardo,¨ o xadrez é uma das mais ricas experiências humanas, onde se trilha dentro de um caminho de luz, sobretudo, devido um plano traçado com estratégia, assim como um caminhar na escuridão, não por toda uma jornada, as nuances e a gama de infinitas possibilidades do jogo de xadrez, que o torna fascinante.
O instituto de xadrez da Amazônia, IXA, uma ideia do tetra campeão de Rondônia e duas vezes campeão do norte, nos anos de 1980 e 1990, onde se consagrou como um dos maiores enxadristas da região, Jânio Silva, que hoje, ainda participae figura como um dos grandes ícones e usa sua experiência para promover o xadrez em seus diversos aspectos, social, cultural e esportivo.
¨O xadrez é uma viagem transcultural de conhecimento, numa região chamada ser humano, onde transcende qualquer coisa. Jogar xadrez, promover essa arte é algo magnífico, que somente, os que o verdadeiramente o amam, compartilham desse sentimento¨. Afirmou, Jânio silva.