top of page

NOVIDADE: Folhas de Eucalipto pode ser uma alternativa eficaz de combate ao Aedes Aegypti

Com informações de Tudo Saúde


Planta usada em diversos tratamentos para saúde como gripe e problemas de respiração agora pode ser um grande aliado contra a Dengue, Zika Vírus e Chikungunia.


Sob forma de chá ou óleo, o Eucalipto possui propriedade e benefícios para a saúde. Foi descoberto recentemente que queimar folhas de eucalipto espanta insetos voadores, isso mesmo, uma espécie de inseticida natural, a fumaça da queima da folha afugenta os mosquitos, pernilongos e outros voadores que estão em sua casa.


Pra quem não tem muita opção em gastar com inseticidas e outros químicos contra insetos, agora surgiu uma nova opção de combate direto ao mosquito da dengue.


Conheça mais sobre o Eucalipto

Suas folhas também são magnetizadores de energias e miasmas, de energias negativas tanto do ambiente, quanto energias impregnadas no médium. É usada para boas energias e boas vibrações do médium, fazendo uma limpeza em sua aura e corpo físico, para que se reestabeleça o equilíbrio energético. Usada também para defumação, serve para a sucção de larvas atrais negativas que ficam no ambiente durante os trabalhos espirituais. Os Caboclos são os que mais conhecem a folha e que sabem manipular da melhor maneira conforme a necessidade.


Óleo essencial de eucalipto aumenta a circulação e ajuda na vascularização. A folha de eucalipto é excelente no tratamento de bronquite. As folhas de eucalipto podem ser usadas no preparo de chás e ajudam a melhorar diversos problemas de saúde. A planta combate principalmente os sintomas de gripes e resfriados, como febre e tosse com muco, pois é expectorante.


Também ameniza outros problemas respiratórios, como bronquite, rinite e sinusite. Por ter ação antisséptica, as folhas de eucalipto combatem amidalite e problemas do aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária. O chá de eucalipto ainda alivia dores, como as do reumatismo, e auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Segundo nutricionistas e fitoterapeutas do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM), a planta se usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana.


(ervasmedicinaiscuram.com)

O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.


O nome científico do eucalipto é Eucalyptus globulus Labill e pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Com o eucalipto pode-se fazer ótimos remédios caseiros para doenças respiratórias. Veja um bom exemplo em: Remédio caseiro para sinusite.


Para que serve o eucalipto

O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.


Propriedades do eucalipto

As propriedades do eucalipto incluem ação antisséptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermífuga.

Modo de uso do eucalipto

A parte utilizada do eucalipto é a sua folha e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.

  • Chá: Adicionar 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar.

  • Inalação: Colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos. Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.

  • Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.

Efeitos colaterais do eucalipto

Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e incluem dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia.

Contraindicações do eucalipto

O eucalipto está contraindicado em caso de alergia ao eucalipto ou durante a gravidez.

bottom of page