top of page

Amor, fraternidade e caridade: entenda a visão do espiritismo sobre o natal

04/12/2015

Comemorado pelos cristãos como a data de nascimento de Jesus Cristo, o natal se tornou uma data comercial e festival. Marcado atualmente por festas, decoração, compras e presentes, o natal traz um significado diferente para cada vertente de cada religião. Para os espíritas, é sinônimo de amor, caridade e fraternidade. No artigo transcrito na íntegra a seguir, Carlos Eduardo Latterza de Oliveira explica a visão do espiritismo desta data:


A Visão de um Espírita sobre o Natal

A Doutrina Espírita é uma Doutrina Cristã, baseada nos ensinamentos do Cristo. Assim, o Natal não lhe é uma data indiferente. Nessa época, somos estimulados a refletir sobre o seu verdadeiro significado. É o dia do nascimento de Jesus, da reencarnação do Espírito mais elevado que por aqui já passou, com o intuito de trazer para nós os ensinamentos e os exemplos que foram resumidos no seu Evangelho Divino.

Questionados por Allan Kardec, os Espíritos do Senhor que responderam às perguntas formulados em “O Livro dos Espíritos”, obra fundamental da Doutrina Espírita, afirmaram singelamente que o exemplo a ser seguido pela Humanidade Terrena é Jesus. Eis o texto da pergunta 625 da referida obra: “625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? “Jesus.” Essa resposta nos dá a dimensão exata da importância de Jesus para o Espiritismo e para a Humanidade. No Natal, a própria energia do nosso Planeta se modifica. Sentimos as pessoas mais felizes, o clima de confraternização se amplia. Muitos de nós nos voltamos com mais caridade para os necessitados. Trocamos presentes em gestos de carinho e amor. Tudo sob a inspiração da história do Nosso Mestre Jesus. Isso é reflexo da grande proposta do Cristo para nós - o Amor.

Falou-nos Ele do Amor às margens do Mar da Galiléia, demonstrou o Amor curando os doentes onde quer que estivessem, acolheu os aflitos dando-lhes oportunidade de expressarem a sua dor, encontrando em Jesus um ouvido amigo. Ele vivenciou a Fraternidade com os seus discípulos, amando-os e deixando claro para eles que seriam reconhecidos por muito se amarem. Estimulou os Cristãos a amarem ao próximo como a si mesmo, instituindo assim a Caridade e o Amor como base da sua Doutrina Consoladora e Redentora. Morreu por Amor, mas sobretudo viveu por Amor.

Segundo o apóstolo João, no Evangelho que leva o seu nome, “há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem (João 21:25)”. Isso demonstra para nós que Jesus praticou o Amor, a Caridade e a Fraternidade em todos os dias da sua vida, em todos os momentos em que esteve conosco. Essa foi a lição que ele tentou e tenta nos mostrar.

Se Ele assim viveu em todos os dias da sua vida e nos propôs que assim vivêssemos, parece-nos certo afirmar que o clima que envolve o Natal deveria ser uma constante em nossas vidas. É muito bom que nessa época do ano lembremos de Jesus e pratiquemos com mais ênfase o Amor, a Caridade e a Fraternidade. Mas, se Jesus viveu todos os dias da sua vida segundo a Lei do Amor, e se bem entendemos a sua mensagem libertadora, então o Natal não se resume a um único dia do ano.

Para nós, Espíritas, o Natal, como celebração do Amor, da Caridade e da Fraternidade entre os homens, é todos os dias! Segundo pensamos, esta é a essência desta data, que deveria ser comemorada em todos os momentos da nossa vida! Encerramos aproveitando o ensejo para desejarmos a todos que a Paz do Senhor ilumine as nossas vidas, e que a chama desse ideal de Amor permaneça acesa em nossos corações por todos os dias do Ano! Feliz Natal!

 

AUTOR: Carlos Eduardo Latterza de Oliveira /  OLHAR DIRETO

Please reload

bottom of page